terça-feira, 28 de julho de 2015

O BOLO PERFEITO

Hoje partilho as dicas que me parecem "essenciais" para obter um bom resultado final.
 
1) Colocar o bolo no forno APENAS quando tem a temperatura desejada.
 
É da máxima importância pré-aquecer o forno enquanto preparamos a nossa receita. Se estiverem com atenção, começo a receita de bolos com "pré-aquecer o forno"... Se colocarmos o bolo no forno ainda frio, este não vai crescer devidamente.
 
Por sua vez, aquecer o forno depois da massa estar pronta também compromete o resultado final porque o fermento começa a atuar quando a massa está no exterior e assim que a colocarmos no forno o efeito já pode ser passado.
 
Por fim, é muito importante conhecermos o nosso próprio forno pois "cada forno é um forno" e o tempo de cozedura total varia em função do forno.
 
2) Ler a receita até ao fim.

Já não é a primeira vez que estou a tentar perceber o porquê de uma receita não ter funcionado e, no final, apercebo-me que faltou um ingrediente.

Para evitar esses erros, devemos colocar todos os ingredientes na bancada para que não fique nada esquecido.

Por sua vez, as quantidade também têm de ser respeitadas porque 5 g a mais ou a menos fazem toda a diferença nas receitas de pastelaria.

3) Utilizar ingredientes à temperatura ambiente.

Salvo raras exceções (que vêm mencionadas na receita), os ingredientes devem ser utilizados à temperatura ambiente para não comprometerem o resutlado final da receita.

4) Não abrir o forno antes de 15 minutos.

Não devemos abrir o forno antes da massa estar a cozer há 15 minutos para evitar que esta "baixe".

A maioria dos fornos tem luz e, por isso, não há necessidade de estar a abrir o forno para verificar o aspecto do bolo.

5) Trocar ingredientes por ingredientes "parecidos".
 
Utilizar o tipo de farinha errado num bolo pode ser "fatal".
 
Por regra, o leque de farinhas é tão vasto que, numa primeira leitura, podemos pensar que é indifernete.
 
Contudo, utilizar farinha tipo 65 para bolos - quando é a farinha adequada para o pão - vai deixar o bolo elástico em vez de fofo.
 
Por sua vez, se não tivemos atenção ao facto de a farinha conter ou não fermento, podemos fazer com com que o bolo não cresça por não ter adicionado fermento ou obter um bolo que cresceu demasiado porque acrescentámos fermento quando a farinha que utilizámos já continha fermento.
 
6) Bater a massa exaustivamente.
 
Contrariamente ao que muitos possam pensar, a massa do bolo não deve ser muito batida. Na verdade, apenas a mistura de gemas com açúcar  deve ser batida muito bem para que os elementos se misturem devidamente e aumentem de volume.
 
Contudo, a farinha não deve ser batida mas apenas envolvida para não desenvolvermos o glúten da farinha e obtermos um bolo "elástico" em vez de um bolo fofo.
 
Ao bater em demasia a massa podemos potenciar outro problema: apesar do bolo estar com um "ótimo aspeto" dentro do forno, assim que o retiramos "baixa" porque a massa ficou com demasiado ar e o bolo não ficou com estrutura suficiente para consgeuir suportar o seu peso.
 
 
7) Massa muito líquida ou muito pesada e o "olhómetro".

... vai determinar que o bolo fique "com pé".

Se não adicionarmos farinha suficiente, a massa vai ficar demasiado húmida e a base do bolo fica com o famoso pé.

Se, pelo contrário, adicionarmos farinha em demasia, o bolo vai ficar pesado em vez de fofo.

Por isso, temos de ser especialmente precisos na pesagem da farinha para evitar este erro e deixar para outras ocasiões a técnica do "olhómetro".

8) Usar uma forma qualquer.

Verdade de la palice: se utilizarmos uma forma muito pequena, a massa vai ficar demasiado alta e, como tal, o bolo coze rapidamente por cima e não coze no interior.
 
Por sua vez, se utilizarmos uma forma grande tendo em conta a quantidade de massa, o bolo coze mais rápido do que o tempo indicado na receita e, além de ficar baixo, o risco de queimar é grande se não estivermos muito atentos.
 
Não devemos encher a forma mais de 3/4; se sobrar massa, façam outro bolo mas não caiam no erro de encher em demasia...
 
9) Cozedura em tempo errado.
 
Se o bolo cozer em demasia, além de ficar queimado, vai ficar seco.
 
Por sua vez, se não cozer o tempo suficiente, vai ficar crú ou com pé ou baixa quando sai do forno.
 
A técnica do palito seco é, por isso, uma boa forma de controlar a cozedura do bolo. Devemos apenas ter o cuidado de verificar no centro do bolo e não apenas nas laterais porque o centro demora mais a cozer.
 

domingo, 19 de julho de 2015


DICA DO DIA:

Doces&Vinhos

Quando você coloca uma colher de musse de chocolate na boca e agradece aos céus pelo sabor maravilhoso, saiba que essa experiência pode se tornar ainda melhor, tudo depende da bebida escolhida para acompanhar o doce. Neste caso, do vinho certo. 

 

Nas sobremesas com chocolate, como é o caso da Mousse de chocolate da foto, feita  pelas mãos de fada da doceira Lucia Amorim, o cacau, a gordura e o açúcar pedem algo mais forte, com mais acidez, aroma e sabor marcante. Por isso, nada de vinhos brancos. Pois como são leves demais, desaparecem por completo ao serem apreciados com a sobremesa; é importante lembrar que o rótulo deve ter toda a intensidade do chocolate.

Fica aqui a nossa sugestão:

Harmonização: bolo com calda de chocolate, brownie, brigadeiro gourmet, cupcake de brigadeiro, mousse de chocolate, trufas.
Exemplos de vinhos: Banyuls, Jerez de Pedro Ximénez, vinho do Porto LBV.
#ficadica 

bem-vindos a Pedaços de Doçura

Olá! Sejam muito bem-vindos a Pedaços de Doçura, um blog onde beleza e ternura se misturam e se expressam em forma de doces. A doceira é a minha mãe Lúcia Amorim, uma mulher cheia de talento e cheia de segredos de receitas e dicas de cozinha que têm sabor de outros tempos.

Decidimos compartilhar com todos vocês estas delícias, abrindo uma loja com atendimento somente em São Paulo Capital, por enquanto.

Mas no blog o compartilhar é com todos: Aqui vocês encontrarão o nosso menù, além de muitas receitas exóticas, ou práticas, ou sofisticadas que certamente gostarão e que lhes será útil em algum momento. Enfim, um blog para ser curtido a 360°. 
Vamos lá, pois na companhia de vocês a vida ficará mais doce, divertida e florida. Bem-Vindos!