terça-feira, 11 de agosto de 2015

Doces Típicos da Amazônia: Cultura, Contraste e Harmonia.
 
Dos rios caudalosos e da floresta densa extraem-se ingredientes de sabor único. São peixes, frutos e plantas que geralmente levam nome indígena, de confundir qualquer forasteiro. Tucupi, tucumã ou tacacá? Conselho ao visitante que está confuso com as palavras: preocupe-se menos em memorizar os nomes e se aventure sem medo pelos sabores regionais como o agridoce mousse de cupuaçu, o anestesiante pato a tucupi e o refrescante guaraná. Quer mais? Confira abaixo nossa galeria de doces típicos da região amazônica.
 


O Cupuaçu, fruto perfumado e azedinho, abundante na Floresta Amazônica, é usado em sucos, bombons, balas e outras sobremesas. A mousse de cupuaçu é uma sobremesa deliciosa e refrescante, muito apreciada e oferecida em muitos dos restaurantes da região.

A tapioca, prato típico nordestino, também é bastante consumido na Região Norte do país, no café da manhã e na hora do lanche. Experimente as versões com ingredientes regionais, como a tapioca com castanha com recheio de banana-pacovã (na foto) ou com recheio de tucumã.


Para enfrentar o calor da linha do Equador, nada melhor que um sorvete. Se você está de passagem por Manaus, Belém ou outras cidades da Região Norte, não deixe de provar os gelados de sabores regionais: bacuri, cajá, taperebá, açaí, castanha, tapioca...é uma festa para o paladar! Na foto, uma bola de sorvete de tucumã, fruto amazônico que também serve de recheio para a tapioca.
  
 
Com propriedades estimulantes, o pó proveniente do guaraná, a lendária fruta amazônica, é adicionado a sucos e a vitaminas. Em lojas especializadas, a versão mais básica de guaraná leva mel e limão. É uma boa pedida para quem quer ganhar energia e aplacar o calor impiedoso da região. Mas há receitas mais potentes que levam ingredientes como açaí, abacate, amendoim e castanha. O xarope de guaraná é utilizado para adoçar a bebida. 


O açaí ganhou fama no Brasil – e até em outros países – de alimento saudável. Suas propriedades antioxidantes convenceram adeptos a consumir a polpa da frutinha amazônica com xarope de guaraná, como se fosse um creme gelado. Na Região Norte, o açaí nem sempre é consumido assim. Com sua polpa é feita uma espécie de mousse ou suco espesso que costuma ser consumida com farinha de tapioca, açucar, banana e etc.


 Se você está de passagem pela região, está aí uma boa sugestão de guloseima para ser levada na mala. Por fora, a bala tem doce de leite, e o recheio é puxa-puxa. Tem várias versões: cupuaçu, bacuri, castanha-do-pará com chocolate, maracujá, entre outras, o que importa é que você distribuirá o gostinho da Amazônia facilmente entre amigos, familiares e colegas de trabalho.


E ai, gostaram? O nosso proximo Post será sobre  doces tipicos americanos de cada um dos seus 51 Estados. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário